quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Maravilhoso diamante azul - O Wittelsbach-Graff




Um raro diamante azul, de 31,06 quilates, chamado de Wittelsbach-Graff, será exposto no museu de história natural de Washington, pela primeira vez em 50 anos, informou a própria instituição.

"O diamante Wittelsbach-Graff é um objeto intrigante e lendário, e, certamente, uma das mais maravilhosas pedras preciosas do mundo", disse Jeffrey Post, curador da coleção de gemas do museu.

"Estamos encantados de exibir este ícone da história (...) ao público pela primeira vez desde a exposição universal de Bruxelas, em 1958", assinalou Post.

A história conhecida do Wittelsbach-Graff remonta a 1664, quando o diamante foi presenteado pelo Rei Felipe IV da Espanha a sua filha, a infanta Margarida Teresa, pouco antes de seu casamento com o imperador Leopoldo I, da Áustria.

A pedra ficará exposta de 28 de janeiro a 1º de agosto de 2010.

Fonte: AFP

domingo, 6 de dezembro de 2009

Um raro diamante rosa



A pedra, com classificação de "vivid pink", considerada quase perfeita (imagine se fosse!) pegou um valor invejável num leilão da famosa casa Christie's em Hong Kong. Tendo "apenas" 5 quilates, o equivalente a um grama, atingiu o valor de US$ 10.800.000,00 (dez milhões e oitocentos mil dólares americanos).

Esse preço massacrou o recorde anterior de 15 anos atrás, atingindo quase US$ 2.2 milhões por quilate, a Christie's informou que foi o maior preço por quilate já pago por um diamante em leilão.

A pedra está cravada em um anel e tem lapidação chamada "cushion-cut" sendo uma joia da famosa joalheria inglesa, a Graff Diamonds.

O maravilhoso diamante foi encontrado na África do Sul, país sede da próxima Copa do Mundo.

Esses diamantes chamados de "Fancy color" cada vez mais atingem preços mais elevados devido à sua raridade.

Aqui no Brasil vi uma pedra certa vez de mais de 80 quilates em bruto, com um tom de rosa maravilhoso, foi vendida para algum estrangeiro, qualquer dia ela deve aparecer lapidada em algum leilão desses...